Notícias

Amzop solicitará ajuda dos governos devido à estiagem

Postado dia 16/12/2021

Amzop solicitará ajuda dos governos devido à estiagem

Presidente da entidade adianta que há necessidade de auxílio estadual e federal

A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) anunciou que está mobilizada a fim de realizar um levantamento completo dos problemas causados pela estiagem nos 43 municípios abrangidos pela entidade. A falta de chuva obriga parte dos municípios a transportar água usando carros pipa para abastecer famílias que residem nas áreas rurais.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira da Silva, já foi solicitado à Emater/Ascar um levantamento das perdas na área agrícola. “Temos o problema do desabastecimento das propriedades, pois os poços artesianos e açudes secaram e registra-se ainda as perdas que superam a 50% nas plantações de soja”, disse.

Ferreira da Silva informou que, a partir dos levantamentos de perdas e problemas de desabastecimento, poderá ser decretada emergência de forma coletiva.  “A situação é muito preocupante, especialmente quanto às famílias que enfrentam o problema da falta de água para consumo doméstico e também para abastecer os rebanhos bovinos, as pocilgas de suínos e aviários”, observa.

O presidente da Amzop adianta que há necessidade dos governos estadual e federal auxiliarem os municípios. “Lamentavelmente estamos saindo da pandemia do Covid-19, depois de quase dois anos de sofrimento e agora temos que enfrentar mais esta realidade”, analisa.

A Amzop vem se reunindo periodicamente para tratar do assunto e buscar alternativas no sentido de auxiliar os municípios.

 

*Com informações de Folha do Noroeste

 

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul