Notícias

Defesa Civil confirma passagem de tornado em município do Oeste de SC

Postado dia 22/09/2021

Defesa Civil confirma passagem de tornado em município do Oeste de SC

Forte ventania provocou vários estragos no município

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou no fim da tarde de terça-feira (21), a passagem de um tornado no município de Seara, no Oeste de Santa Catarina. Segundo informações da rádio Belos FM, o fenômeno provocou diversos estragos no interior do município.

Conforme o órgão estadual a aproximação e atuação de uma frente fria sobre o estado de Santa Catarina e o oceano Atlântico combinado com o escoamento de umidade e ar quente vindo da região Amazônica favoreceu para o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos, queda de granizo nas regiões do Extremo Oeste e Oeste do estado. Ainda, houve a ocorrência de tempo severo no município de Seara.

Segundo a Defesa Civil, nas imagens do radar foi possível observar a atuação de uma supercélula, com características tornádicas, na noite da última segunda-feira, sobre a cidade de Seara. 

Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC e as imagens de radar e satélite analisadas, o órgão estadual confirmou a ocorrência de um tornado no município de Seara, por volta das 20h (horário local) da segunda-feira.

Entre os estragos registrados estão: o destelhamento de um chiqueiro; árvores derrubadas; dezenas de eucaliptos retorcidos e derrubados pelo vento; estradas bloqueadas; algumas casas destelhadas.

 

Com informações de ClicRDC

Foto: Reprodução/ Belos FM

 

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul