Notícias

86 anos do Balneário Oswaldo Cruz em Iraí

Postado dia 21/09/2021

86 anos do Balneário Oswaldo Cruz em Iraí

O balneário foi inaugurado em 20 de setembro de 1935

Na segunda-feira, 20 de setembro, a comunidade de Iraí celebrou o aniversário de 86 anos do Balneário Oswaldo Cruz. Uma programação ocorreu ao ar livre, nas proximidades da Pomona para marcar a data em comemoração à existência deste prédio histórico, patrimônio cultural do Município de Iraí.

A famosa escultura da Pomona, divindade romana das frutas, dos jardins e das colheitas, ganhou destaque com a realização de obras em seu entorno. A obra contou com a metodologia de Retrofit, que visa à revitalização de construções históricas preservando os aspectos arquitetônicos originais, modernizando as instalações e atualizando os componentes construtivos.

Neste sentido foi realizada a escavação do solo no local, encontrando a estrutura original da antiga piscina, sendo assim, feitos reparos estruturais e de estanqueidade, utilizando as mesmas pedras d’água da época, e aplicação de uma camada de fibra de vidro para impermeabilizar a estrutura, buscando dar destaque a água, elemento natural abundante em Iraí. Ainda, no local da piscina foi instalado um novo sistema de iluminação e revitalizado a placa inaugural do monumento histórico da Pomona.

O parque do Balneário é um local propício para o lazer em família, privilegiado por vasta natureza que encanta aos olhos de todos, trazendo a sensação de paz e harmonia. Aos finais de semana, feriados e fins de tarde, significativo número de pessoas se deslocam até o local, para usufruir do belo ambiente natural que proporciona relaxamento e tranquilidade.

 

Fonte: Prefeitura de Iraí

Foto: Reprodução

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul