Notícias

Polícia Civil alerta para o golpe do intermediador de vendas

Postado dia 21/09/2021

Polícia Civil alerta para o golpe do intermediador de vendas

Alerta serve, especialmente, para negociações on-line

A Polícia Civil alerta sobre um golpe que tem se tornado comum nos últimos meses, que é conhecido como golpe do intermediador de vendas.

O golpista tem acesso ao telefone da vítima em sites de compras, dizendo que tem interesse no objeto anunciado. Com o início da negociação, ele pede para que o anúncio seja retirado da plataforma. 

Com as informações do objeto que está sendo vendido, o golpista cria um novo anúncio, com as fotos fornecidas pela própria vítima no anúncio original, mas com um valor bem abaixo do preço comumente praticado, o que desperta o interesse de outras vítimas.

Para quem estava vendendo o objeto, o criminoso diz que comprará e pagará uma dívida que possui com algum cliente, sócio, amigo, ou imrão, e pede silêncio no momento de apresentar o objeto para a segunda vítima, prometendo algum lucro financeiro nesta negociação silenciosa. 

Já a vítima interessada em comprar, também é orientada a manter em segredo, recebendo um suposto desconto.

Com todo esse enredo, o golpista fornece uma ou mais contas bancárias diversas da conta da vítima que está vendendo o bem, normalmente de terceiros laranjas.

Com a transferência ou até antes dela, as vítimas ainda são orientadas a irem até um cartório e preencherem o recibo do veículo (quando a negociação é de carro), tudo para dar mais veracidade ao golpe.

Quando ambas as vítimas percebem o golpe, o recibo já foi preenchido e todo o dinheiro da negociação foi parar na conta de um bandido que, logo em seguida, saca todo o montante da conta, o que impede a recuperação do dinheiro.

Dica da polícia

Mantenha o diálogo aberto entre vendedor e comprador. Sempre procure ver o objeto anunciado pessoalmente, em local público, movimentado e durante o dia. converce e reforce a negociação pessoalmente. Na hora de fazer o pagamento, verifique nome, CPF e número da conta do beneficiário.

 

Com informação de Folha do Noroeste

 

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul