Notícias

Foz do Chapecó reúne municípios para falar sobre os acessos ao lago da usina

Postado dia 10/05/2021

Foz do Chapecó reúne municípios para falar sobre os acessos ao lago da usina

O objetivo dos encontros online foi repassar informações sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) e quais os tipos de acesso ao lago que são permitidos pela legislação e pelo órgão ambiental.

A equipe de Meio Ambiente da Foz do Chapecó Energia passou a quinta-feira, 6, em reuniões virtuais com os municípios abrangidos pelo reservatório da usina. O objetivo dos encontros online foi repassar informações sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) e quais os tipos de acesso ao lago que são permitidos pela legislação e pelo órgão ambiental. “As prefeituras recebem muitos vizinhos do reservatório e podem ajudar a esclarecer dúvidas e repassar informações sobre como solicitar o acesso à empresa”, explica o diretor da Foz do Chapecó, Otávio Luiz Rennó Grilo.

Nos encontros virtuais, a equipe da Foz do Chapecó mostrou as regras para os pedidos mais frequentes de acesso ao lago, que são corredores para dessedentação animal (água para animais), caminho para pesca ou caíco, acesso para que o veículo chegue até o reservatório, para nadar, lazer ou acampar.  Participaram dos encontros representantes dos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Paial, Chapecó e Itá, de Santa Catarina; e Rio dos Índios, Nonoai, Alpestre, Erval Grande, Itatiba do Sul e Faxinalzinho, do Rio Grande do Sul.

Por que é necessário falar sobre o Pacuera? 

Toda a área que circula o reservatório da usina Foz do Chapecó, conhecida como Área de Preservação Permanente (APP), foi adquirida na implantação da hidrelétrica e pertence à empresa que faz a gestão da usina. Em 2019, o Ibama aprovou um documento, o Pacuera, que contém normas do que pode ou não ser feito na APP do reservatório. Desde então, a Foz do Chapecó Energia está orientando os lindeiros do lago e as administrações públicas abrangidas sobre como pedir o acesso ao reservatório ou regularizar os existentes.

O Pacuera e os formulários de solicitação e/ou regularização de acesso estão disponíveis nos municípios, no site da empresa www.fozdochapeco.com.br, no item Responsabilidade Socioambiental, ou podem ser pedidos pelo whats app, no (48) 99126.1355. 

 

Foz do Chapecó*

 

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul