Notícias

Ametista do Sul cria Grupo de Turismo Rural

Postado dia 19/11/2020

Ametista do Sul cria Grupo de Turismo Rural

Roteiro irá potencializar ainda mais a atividade turística também no interior do município

O município de Ametista do Sul vem se destacando com o significativo fluxo de turistas que buscam conhecer e desfrutar das belezas naturais do município, especialmente a pedra ametista. Atentando aos potenciais do turismo rural, a Emater/Ascar-RS, em parceria com o Poder Público municipal, realizou a mobilização de agricultores familiares, empreendedores rurais e agroindústrias a fazer parte do Grupo de Turismo Rural de Ametista do Sul.

O grupo foi criado no município de Ametista do Sul, no mês de outubro, com o objetivo de organizar e potencializar o turismo rural no município, buscar parceiros e divulgar as potencialidades do meio rural. É formado por oito famílias de agricultores familiares, representantes do Poder Público e do Escritório Municipal da Emater de Ametista do Sul. “A intenção é que o grupo possa apresentar novos produtos em breve aos turistas, oportunizando a criação de um roteiro de turismo rural perpassando pelas propriedades rurais onde o turista poderá vivenciar a rotina dos agricultores, conhecer as belezas naturais dos caminhos do campo, conhecer as agroindústrias do município e desfrutar de momentos agradáveis”, destaca a extensionista rural, Tatiane dos Santos.

 

Capacitações e Qualificação

Dentre as atividades que serão desenvolvidas pelo grupo estão capacitações, qualificações, dia de campo de turismo rural, visitas a outros municípios com turismo rural e reuniões de planejamento. Na última semana, o Grupo de Turismo Rural já participou de uma Capacitação em Turismo Rural promovida pelo Escritório Regional da Emater/Ascar-RS, com foco na segurança na recepção de turistas e no bem receber. “O grupo também está participando da Qualificação em Turismo Rural oferecida pela Câmara Temática de Turismo Rural do RS, com vários encontros de forma on-line. No dia 9, o tema abordado foi “Marketing, promoção e comercialização no turismo”; na segunda-feira, 16, será sobre “Roteirização, trabalho integrado e produção associada”; dia 23, “Sustentabilidade”; dia 30, “Linha de crédito e orientações ao acesso”; e dia 7 de dezembro, ‘Higiene e segurança alimentar relacionadas ao turismo’”, detalha Tatiane.

A Extensão Rural

O trabalho da Extensão Rural no município em turismo rural busca oportunizar a diversificação da oferta turística com qualidade, contribuição de valorização da pluralidade e das diferenças regionais, consolidação dos produtos turísticos de qualidade, valorização da cultura rural, promoção da integração campo-cidade e interiorização da atividade turística.

As entidades apoiadoras do grupo são a Emater/Ascar-RS, prefeitura, por meio de suas secretarias, Conselho Municipal de Turismo, Sicredi, Coperametista, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e agências de turismo do município.

 

Com informações de O Alto Uruguai

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul