Notícias

Praça central de Planalto terá espaço multiuso

Postado dia 13/10/2020

Praça central de Planalto terá espaço multiuso

Local vai contar com espaço para exposição de produtos do agronegócio, além de área multifuncional pra uso da comunidade

Após a primeira etapa de revitalização, já realizada e inaugurada em dezembro do ano passado, a Praça Central Padre Vitório Seráglio, de Planalto, contará com espaço diferenciado para a convivência da comunidade. As intervenções devem ser iniciadas em um prazo de 30 dias e, assim que começarem, têm o prazo de serem finalizadas dentro de três meses.

A praça vai contar com um local para exposição de produtos do agronegócio, além de um espaço multifuncional pra uso da comunidade. A área total compreende 94,90 m2. A licitação para definição da empresa que vai executar os trabalhos ocorreu no dia 1º, tendo como vencedora a empresa &D Construtora LTDA, de Erechim.

Conforme explica a responsável pelo projeto arquitetônico, a arquiteta e urbanista Taísa Cássia Trizotto – CAU A93154-3 –, o objetivo foi criar uma arquitetura capaz de gerar a interação entre as pessoas e o espaço público urbano, através de uma volumetria esteticamente agradável para a cidade. “Desde a concepção até o projeto final, a ideia foi desenvolver uma proposta para o município, com materiais naturais e contemporâneos, simultaneamente, com o uso da madeira, concreto e vidro, sendo um marco, fazendo uma conexão entre passado, presente e o futuro de Planalto”, explica.

Projeto contemporâneo

Ainda segundo a profissional, o projeto conta com volumetria contemporânea, linhas retas e uma cobertura com vigas inclinadas. “A estrutura apresenta uma ideia de telhado para que toda a população de Planalto, assim como os visitantes, sintam-se abraçados e convidados a interagir com o espaço público, valorizando a nossa cidade”, completa.

Dentro do espaço terá um ponto de água quente para quem quiser tomar chimarrão na praça. Um dos lados conta com brises que, neste caso, são elementos verticais em madeira, que podem ser girados tanto para a esquerda como para a direita, controlando a passagem do sol no interior da construção. Também haverá um deck externo. A obra toda poderá ser vista de todos os ângulos, pois é vazada.

– É um orgulho para mim, como arquiteta, desenvolver um projeto de caráter público para a minha cidade natal, porque é para todos, é para Planalto. Por isso, é importante que todos cuidem do espaço público, só assim ele será preservado –, conclui Taísa.

Reforma

A primeira etapa das melhorias na Praça Padre Vitório Seráglio ocorreu no ano passado, sob responsabilidade do engenheiro civil do município, Luiz Henrique Gnoatto e executado em parceria com a Mitra Diocesana. A área de intervenção foi de 1.035,75m², contemplando pavimentação da rua e calçada (493,00m²) em frente à Igreja Matriz; reformulação do palco existente (107, 95m²), com execução de rampas para acessibilidade e pavimentação dos passeios internos da praça (434, 80m2), pintura de muros, bancos, canteiros e muretas existentes no local.

 

 

Com informações de Márcia Sarmento/ Folha

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul