Notícias

Exército realiza operação Ágata na região

Postado dia 09/10/2020

Exército realiza operação Ágata na região

Forças armadas se estabeleceram em Seberi e realizam fiscalizações e ações sociais

Tiveram início na semana passada, as atividades da operação Ágata na região, mobilização promovida pelo Ministério da Defesa e executada pelo Exército. A ação é responsável por fiscalizar a chamada faixa de fronteira, que abrange todos os municípios situados a até 150 quilômetros da divisa com países vizinhos. Na área sob responsabilidade do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), de Santa Rosa, 49 municípios estão sob fiscalização das Forças Armadas.

Na região, Seberi foi a cidade escolhida como sede das fiscalizações direcionadas à fronteira Norte com a Argentina. No município, os militares abordam veículos e pessoas, por meio de ações conjuntas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre os delitos que a operação Ágata busca identificar estão o tráfico de drogas, de armas e o descaminho.

Além do objetivo de fiscalização, a presença do Exército na região deve se converter em ações sociais, tradicionalmente efetuadas pelos militares quando ocorrem edições da operação Ágata. Em Seberi, o regimento realizará desinfecção de postos de saúde e outras áreas, a fim de evitar o contágio da Covid-19. Há militares treinados e equipamentos específicos para a realização dessas atividades.

Realizada há mais de 10 anos, a operação Ágata fiscaliza periodicamente os 16 mil quilômetros da faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos.

 

 

Fonte: O Alto Uruguai

Foto: Reprodução/ Rádio Seberi

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul