Notícias

Ametista do Sul está de aniversário

Postado dia 20/03/2017

Ametista do Sul está de aniversário

Cidade completa 25 anos de emancipação Político – administrativa. Hoje é feriado no município

O município de Ametista do Sul, esta completando 25 anos de história e de emancipação Político – administrativa.É comemorado dia 29 de Setembro o aniversário da cidade, mas somente é festejado o mesmo, no dia 20 Março com uma exposição de pedras chamada de EXPOPEDRAS, que acontece a cada dois anos.

A cidade  de  Ametista do Sul  teve  sua  origem na  década de 1940,  por ser uma região de difícil acesso, dada à superfície de seu território totalmente irregular, e na época ter toda sua superfície coberta por uma mata muito fechada quase intransponível, serviu para acobertar a maior jazida de Pedras Ametistas do Mundo. Aos poucos foram aparecendo os trilhos no meio daquela densa floresta, trilhos estes que iriam ou ligariam a vários outros povoados, como Irai, Planalto, Barril (Frederico Westphalen) e Rodeio Bonito.

       Nesta mesma época foram descobertas  as pedras preciosas, e com elas começaram a chegar as pessoas. Em meados de 1950 já se instalava um pequeno comércio. Em frente a este comércio, foi construído um pequeno altar em cima de um tronco de árvore cortado próximo à raiz, dentro de uma caixa de madeira foi colocada a estatua do Arcanjo São Gabriel, assim dando o nome ao lugar até 1992. Este altar existe até os dias de hoje e localiza-se em frente ao comércio dos Bassi (Ferragens Bassi). Nesta época começaram a chegar muitas famílias vindas de Caxias do Sul para trabalhar na agricultura, pois a terra era muito fértil, entre elas, famílias de nacionalidade Italiana trazendo com elas a tradição religiosa italiana.

        Também na década de  50, foi instalada em "São Gabriel" a Escola Rural de 1 Grau Incompleto, a construção da igreja e estradas. Na década de 60, foi transformada em distrito de Irai, sendo então chamada de São Gabriel do Irai. A antiga capela foi passada a paróquia de São Gabriel pelo bispo João Hoffman (Bispo diocesano de Frederico Westphalen). Em 1964 São Gabriel virou 2 Distrito de Planalto, nesta época a agricultura era muito forte, bem como a suinocultura.

       Nos anos 70 a agricultura e a agropecuária  foram dando lugar à extração de pedras preciosas como as ametistas e ágatas. Com a instalação de grandes empresas exportadoras em nosso distrito, os negócios começaram a prosperar e também começaram a chegar mais habitantes e máquinas para a exploração destes minérios.

       Nos anos 80 o pequeno povoado que  era anos  anteriores, começa a dar ares de cidade, com ruas e avenidas bem traçadas e calçadas, com água iluminação pública, telefone, ginásio de esportes, hospital e etc.

      Nos anos 90,  um  movimento  emancipacionista  tornou  a  vila em  município,   sob a lei N 9570, sancionada pelo governador Alceu Collares em 20 de março de 1992, criando o município de Ametista do Sul, desmembrando dos demais municípios vizinhos as seguintes áreas: 65% de Planalto, 5% de Rodeio Bonito e 30% de Irai.

       A cidade de Ametista do Sul tem  como seu padroeiro o Arcanjo São Gabriel.

Fonte - Prefeitura Municipal de Ametista do Sul

 

Fotos: (Reprodução) – Studio Antonio Fernandes

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul