Postado dia 02/12/2019
A investigação deverá ficar a cargo da Delegacia de Crimes Cibernéticos do DEIC
Um rombo nos cofres da prefeitura do município de Mormaço. Esse foi o resultado de um golpe cibernético aplicado por estelionatários que levaram R$ 230 mil das contas do município que fica distante cerca de 50 quilômetros de Passo Fundo.
De acordo com o delegado de polícia, Márcio Marodin, de Soledade, que está responsável pelo caso, o crime se deu a partir de uma ligação de uma pessoa se identificando como funcionário do Banco do Brasil e que solicitava acesso para realizar uma atualização nos computadores. “Essa pessoa sabia vários procedimentos referentes ao sistema, tinha conhecimento sobre o que estava fazendo. A partir dos computadores da prefeitura, conseguiram acesso as contas do Banco do Brasil e começaram a transferir dinheiro das contas da prefeitura e a pagar boletos em nome de terceiros com dinheiro do município” disse Marodim.
O delegado Marcio Marodin orientou que empresas privadas e órgãos públicos não devam acreditar em pedidos de atualização via telefone. “Quando você precisa atualizar um sistema, uma mensagem é apresentada na tela dizendo que há uma nova versão disponível, sem a necessidade de alguém te ligar” concluiu o delegado.
A investigação deverá ficar a cargo da Delegacia de Crimes Cibernéticos do DEIC.
Com informações de Rádio Uirapuru