Notícias

Alpestre é destaque em gestão fiscal, conforme Firjan

Postado dia 06/11/2019

Alpestre é destaque em gestão fiscal, conforme Firjan

Além deste município, Pinhal e Tenente Portela também atingiram níveis de excelência no tema, de acordo com estudo publicado pela entidade

Anualmente, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a Firjan, divulga dados referentes a gestão fiscal dos municípios, além de informações sobre o desenvolvimento municipal. Na última semana, a entidade divulgou os dados referentes ao Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e tem o município de Alpestre como um dos grandes destaques no ranking. Os números analisados são relativos a 2018.

A metodologia utilizada no estudo varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor é a gestão fiscal do município. Cada cidade pode ser enquadrada em uma das quatro categorias do estudo: Excelência (resultado de 0,8 a 1 pontos); Boa Gestão (resultado de 0,6 a 0,8 pontos); Dificuldade (resultado entre 0,4 e 0,6 pontos); Crítica (resultado de 0,4 e 0 pontos). Para a soma total destes números, são levados em consideração quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Este é o primeiro ano com o estudo contou com estes quatro indicadores, sendo que, toda a série histórica teve que ser atualizada para manter-se padronizada.

Dos municípios que integram a região de abrangência do jornal Folha do Noroeste, Alpestre foi o que alcançou o melhor desempenho. Com 0,9561, o município permanece em primeiro lugar em todo o Rio Grande do Sul, e na 10º colocação em todo o país. Já Pinhal, com 0,8530, ocupa a 14º colocação no ranking estadual.

Já dos municípios mais populosos desta região, Tenente Portela é quem possui o maior índice, ao ocupar o 25º lugar, com 0,8317 e também atingiu o nível de excelência em gestão fiscal. Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, ocupam a 180º e 282º colocação no RS, respectivamente.

 

 

Com informações de Thiago Henrique/ FN

 

Martinho
Francisco.

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul