Notícias

Projeto Cultural em Alpestre tem patrocínio da Foz do Chapecó

Postado dia 10/06/2019

Projeto Cultural em Alpestre tem patrocínio da Foz do Chapecó

Atualmente são atendidas mais de 300 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, municipal e estadual, e adultos

Com o intuito de resgatar cultura, ofertando um cenário de participação e conhecimento, é que o projeto ‘Manutenção das escolas integradas de dança e música de Alpestre’, acontece no Município. 

Atualmente são atendidas mais de 300 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, municipal e estadual, e adultos. Eles aprendem danças da etnia alemã, polonesa, gaúcha (CTGs), banda marcial e música, com vagas para estudantes, como também, para a população em geral. Os alunos participam no contraturno em que estudam. 

As escolinhas de dança são divididas por categorias, e trazem um olhar diferenciado para a cultura das etnias. Para Helena Fernandes, mãe da Maria Nilse Fernandes, de 10 anos, que participa da dança alemã – categoria 10 a 14 anos, o projeto envolve as crianças e traz um novo olhar. ‘Uma iniciativa louvável, que oportuniza o aprendizado da cultura germânica, integrando as gerações, e desde já, incluindo nossas crianças a participarem de atividades saudáveis e que trarão muito conhecimento a elas. Além disso, está ajudando minha filha a se concentrar e ter postura’, apontou. 

As atividades são realizadas semanalmente, mantendo um cronograma de ações, e tem o acompanhamento dos professores e monitores. Para o representante da coordenação do projeto, Anderlei Vanzella, tem sido gratificante acompanhar e participar de todo processo. ‘Vejo a evolução dos alunos, a alegria em cada aprendizado, tem sido maravilhoso poder contribuir com isso. Já participamos de algumas atividades, encontros folclóricos, e percebemos que o público tem prestigiado as apresentações. Queremos seguir atuando para ofertar, cada vez mais, cultura as nossas crianças, jovens e adultos. Precisamos agradecer a Foz do Chapecó, por incentivar um projeto dessa magnitude.’ Comentou. 

O projeto ‘Manutenção das escolas integradas de dança e música de Alpestre’ acontece através da Lei de Incentivo a Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Alpestre, Escola Estadual de Educação Básica Cristo Redentor, Etnia Polonesa, CTGs Os Sinuelos e Pátria e Querência, e Lucano Cultura e Marketing. Tem o patrocínio da Foz do Chapecó, produção Cultural Associação Alpenrose, e é uma realização do Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania – Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul