Notícias

Plano de uso do reservatório da UHE Foz do Chapecó está à disposição para a população

Postado dia 14/05/2019

Plano de uso do reservatório da UHE Foz do Chapecó está à disposição para a população

Consulta Pública ocorre no dia 03 de junho em Alpestre

O documento conhecido como Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da usina hidrelétrica Foz do Chapecó está à disposição para ser consultado em todas as prefeituras dos municípios abrangidos pelo reservatório e em São Carlos; nas unidades do Ibama e do IMA/SC em Chapecó; e no www.fozdochapeco.com.br, no item Socioambiental. A empresa disponibilizou o documento nas versões completa e resumida para que a população possa conhecer os detalhes e depois tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos durante as consultas públicas que ocorrem de 3 a 14 de junho na região, conforme o calendário abaixo.

O Pacuera é um documento que contém o conjunto de regras e orientações para a utilização do reservatório da UHE Foz do Chapecó e do seu entorno. A elaboração do Plano é uma exigência da Lei Federal nº 12.651/2012 e da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) n º 302/2002. O objetivo do documento é dar diretrizes e normas para o uso do reservatório e da Área de Preservação Permanente (APP), locais possíveis para o acesso ao lago para o lazer ou para a dessedentação animal e áreas públicas utilizadas para o turismo, por exemplo.

 Apresentação do Pacuera

 O documento e os detalhes do Plano serão apresentados em consultas públicas, que são reuniões abertas ao público e que terão a participação da empresa, do órgão ambiental e da consultoria responsável pelos estudos. Os eventos são organizados pelo Ibama e pela Foz do Chapecó Energia e a comunidade poderá conhecer as informações, fazer perguntas sobre o Pacuera e esclarecer dúvidas, tanto para o órgão ambiental quanto para a empresa.

A Foz do Chapecó irá disponibilizar transporte para que todos os interessados possam participar da Consulta Pública que ocorre no dia 03 de junho, ás 18 horas no Centro Municipal de Cultura em Alpestre.

 

 

 

*Claudia de Conto

 

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul