Notícias

Administração de Ametista do Sul se reúne com a classe garimpeira para discutir ações no setor

Postado dia 08/02/2019

Administração de Ametista do Sul se reúne com a classe garimpeira para discutir ações no setor

O objetivo foi discutir sobre os investimentos a serem realizados com os recursos oriundos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais

Aconteceu na manhã de quinta-feira, 07, uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal de Ametista do Sul, entre administração, donos de garimpos, Urest - Unidade Regional de Saúde do Trabalhador e pessoas ligadas ao setor.

O encontro teve como objetivo discutir sobre os investimentos a serem realizados com os recursos oriundos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). A CFEM é uma contraprestação paga à União pelo aproveitamento econômico desses recursos minerais.
Duas situações foram levantadas durante o debate.

A Urest explanou sobre a necessidade enfrentada pela instituição, que está atuando sem recursos do estado, devido aos atrasos nos pagamentos. Também, vislumbrou-se a possibilidade da aquisição de equipamentos de proteção individual – EPI’s. 

Ficou acordado que no próximo dia 25 haverá nova reunião para acompanhar a situação da Urest, e se necessário realizar o repasse para a Unidade, que reverte suas ações em prol dos garimpeiros, como pagamento de exames e consultas. Se houver a normalidade nos repasses, se optará pela compra dos EPI’s.
O Prefeito Gilmar da Silva apontou que acha fundamental ouvir as demandas e avaliar de forma coletiva quanto o destino dos recursos. ‘A causa é nobre e a destinação se fará relevante para ambas as situações. Estamos felizes que a conversa foi produtiva. Aguardemos as definições para darmos os encaminhamentos’, frisou.

 

 

Com informações de Assessoria de Imprensa

 

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul