Notícias

Divulgado edital com mudanças no Fies

Postado dia 10/01/2019

Divulgado edital com mudanças no Fies

Programa oferece 100 mil vagas no primeiro semestre deste ano

Com oferta de 100 mil vagas no 1° semestre de 2019, o programa federal de financiamento estudantil Fies manterá, neste ano, a mesma essência do ano passado. O edital do programa para a primeira metade de 2019 traz apenas uma mudança na modalidade P-Fies, que usa funding dos bancos privados e que teve pouca contratação no último ano.

Com inscrições abertas a partir de 5 de fevereiro, o Fies deste ano oferece as mesmas 100 mil vagas do ano passado na modalidade que usa recursos públicos. A diferença agora é que a totalidade dessas vagas será disponibilizada já neste semestre.

O edital deste ano mantém as principais regras para adesão de estudantes ao Fies. Na modalidade com recursos públicos, o aluno deve ter renda familiar de até três salários mínimos, nota do Enem superior a 450 pontos, e não ter tirado zero na Redação.

No P-Fies, modalidade que usa recursos de instituições financeiras privadas, em vez de a nota do Enem ser usada para criar uma ordem de classificação dos alunos, agora prevalece a ordem de inscrição. Ou seja, o aluno que se inscreve primeiro, obtém a vaga para contratar financiamento junto ao banco privado.

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), das 210 mil vagas prometidas em 2018, nessa modalidade, só foram efetivados 500 contratos.

 

 

Com informações de Correio do Povo

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul