Notícias

Iraí apresenta os potenciais do município em mais uma edição da Feira da Terneira e Mostra da Agricultura Familiar

Postado dia 12/11/2018

Iraí apresenta os potenciais do município em mais uma edição da Feira da Terneira e Mostra da Agricultura Familiar

A programação iniciou na sexta-feira e se estendeu até o domingo

Município de Iraí sediou no final de semana, a 4ª edição da Feira da Terneira e a 5ª Mostra da Agricultura Familiar. Os eventos, que já se tornaram tradicionais no município, são uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Associação dos Produtores de Leite de Iraí.

Promover e fomentar o desenvolvimento sustentável econômico e social das comunidades locais. Com este objetivo as atividades em Iraí foram iniciadas nesta sexta-feira (09/11), com a presença de autoridades e lideranças, como o prefeito, Antônio Vilson Bernardi, o vice-prefeito, Esequiel Tonial, os gerentes do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno e Mario Coelho da Silva, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Fábio Schnell, o presidente do STR, Sergio Gnoatto, do presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, da extensionista social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Dal Canton, do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Iraí, Vanio Mior, e do pároco do município, padre Mauro Argenton.

Antes do ato de abertura, uma atividade com os jovens estudantes de Iraí foi realizada pelas entidades participantes da Mostra da Agricultura Familiar para estimular a discussão sobre sucessão familiar. A Rodada Jovem envolveu entidades como a Emater/RS-Ascar, STR, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cotrifred, Sidredi e Casa Familiar Rural. Cada instituição apresentou aos jovens suas ações, especialmente as que envolvem a juventude rural e o estímulo à sucessão. De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Dal Canton, a ideia foi pensada para envolver as parcerias locais e falar sobre sucessão familiar de uma maneira simples e acessível, onde cada um apresenta o que faz e os projetos que desenvolvem a respeito desse tema.

Representando a Emater/RS-Ascar na Rodada Jovem, o assistente técnico regional de sistemas de produção animal, Valdir Sangaletti, apresentou o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), trabalho realizado nos 42 municípios que visa, além da geração de renda, organização da propriedade rural e melhoria da qualidade de vida, também a sucessão familiar. A jovem Aline Martin, que também faz parte do PGSAF, contou um pouco da sua experiência na propriedade rural. Ela foi a primeira jovem de Iraí a conquistar recurso através do Bolsa Juventude Rural e investiu esse valor na construção de uma estufa de morango semi-hidropônico, com base ecológica. Hoje, através da produção de morangos da propriedade, a jovem comercializa doces caseiros e geleias na Feira do Produtor.

A programação da Mostra da Agricultura e Feira da Terneira está repleta de atividades até domingo. No espaço institucional da Emater/RS-Ascar algumas temáticas são destaques esse ano, como saneamento básico, a citricultura e a troca de sementes e mudas crioulas. Para mostrar aos visitantes as ações em saneamento básico e ambiental, que a entidade desenvolve em todo o Estado, voltadas especialmente para a propriedade rural, foi montada uma réplica de proteção de nascente no local.

Como forma de divulgação dos produtos e atrativos turísticos rurais do município de Iraí, na manhã deste sábado (10/11), acontecerá o Café com Turismo, café da manhã tipicamente alemão, que será servido aos visitantes. Ainda no sábado, será realizado o Encontro dos Produtores de Leite, às 13h, e as escolha e premiação das melhores terneiras, às 14h. Agricultores do município estão comercializando uma variedade de produtos durante os três dias de evento, entre panificados, mel, queijos, hortigranjeiros e artesanatos.

 

Com informações de Emater/RS

 

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul