Notícias

Cooperativa escolar é implantada em Planalto

Postado dia 22/10/2018

Cooperativa escolar é implantada em Planalto

Por meio das cooperativas escolares será possível exercer os princípios do cooperativismo

Com o foco na missão de incentivar a formação de crianças e adolescentes, ensinando valores de cidadania e ética, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG registrou mais um marco na sua história. Depois de implantar quatro cooperativas escolares em Erval Seco, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, de Planalto, contar com a fundação de uma cooperativa escolar.

O projeto é uma parceria com o Poder Público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. O evento, que ocorreu na segunda-feira, 15, contou com a participação de autoridades e comunidade escolar. O diretor-executivo da Sicredi Alto Uruguai, Jaques Samuel dos Santos, destacou que este novo projeto está alicerçado em valores para a vida dos estudantes. “Esta é uma proposta de preparar os nossos jovens e crianças que vai além das atividades curriculares. Por meio das cooperativas escolares será possível exercer os princípios do cooperativismo que norteiam os nossos atos de cidadania”, comenta Santos.

Para Ana Maria Machado, mãe da estudante Ana Letícia Machado Pietroski, as cooperativas escolares incentivaram os estudos da filha. “O sonho dela é ser advogada, percebemos que com estas atividades a minha filha está mais interessada e dedicada nos estudos. Além disso, ela está decidida a fazer uma graduação e a querer estudar cada vez mais. Tenho certeza que ela conseguirá o tão sonhado diploma”, relata a mãe.

O prefeito Antonio Carlos Damin sinalizou a importância do sistema cooperativo. “Meu grande sonho era ver as cooperativas no nosso interior. Estamos dando um grande passo para o futuro de nossos alunos”.

As cooperativas escolares são constituídas por alunos do ensino fundamental. Eles deverão desenvolver um objeto de aprendizagem, para atuar em turno inverso ao das aulas na escola.

 

 

Com informações de O Alto Uruguai

 

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul