Notícias

Cooper A1 lançou livro que narra sua trajetória de 85 anos de funcionamento ininterrupto

Postado dia 16/10/2018

Cooper A1 lançou livro que narra sua trajetória de 85 anos de funcionamento ininterrupto

A obra, que se constitui como um documento histórico oficial

A trajetóriade oito décadas e meia da Cooper A1 está oficialmente registrada. A cooperativa lançou, na noite de quinta-feira, dia 11/10, o livro “Cooper A1: faz parte da gente 85 anos: a trajetória de pioneirismo e superação da mais antiga cooperativa agropecuária catarinense em funcionamento ininterrupto”. O evento festivo reuniu, em Palmitos, SC, cerca de 700 pessoas, entre conselhos, cooperados, colaboradores, entrevistados do livro e autoridades do cooperativismo.

A solenidade objetivou referenciar os fundadores (in memoriam) da Sociedade Cooperativa Mista Palmitos, antecessora da Cooper A1, que comemorou seu aniversário de 85 anos no último dia 1º de outubro. Além disso, celebrar as décadas de desafios e crescimento que tornaram a cooperativa dos dias atuais forte e atuante.

Livro histórico

Redigido por Maurício Oliveira, através da Editora Expressão, as pesquisas para o livro começaram ainda em julho de 2017. Foram levantadas fontes documentais nos acervos da cooperativa e de entrevistados. Após, foi realizado um trabalho de listagem com fotos, recortes históricos, filmes, jornais, citações, transcrições, revistas e demais registros célebres que pudessem fazer parte do livro.

A obra, que se constitui como um documento histórico oficial, possui 96 páginas e é dividido em sete capítulos. A tiragem é de 10 mil exemplares e será distribuída gratuitamente às famílias cooperadas, instituições cooperativas, escolas e órgãos públicos.

Segundo o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin a ideia surgiu na vontade de explanar de maneira mais detalhada esta história de mais de oito décadas para toda a comunidade. “A Cooper A1 registra, através desta obra, oficialmente sua história. É um legado que vai ficar para nossos netos, herdeiros”, disse o presidente.

Homenagens

Durante o evento, o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, ressaltou a atuação da Cooper A1 ao longo do tempo. “São décadas e mais décadas dedicadas ao fortalecimento de pequenos produtores rurais. A Cooper A1 é um grande orgulho para a Aurora”.  Já o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, disse que a Cooper A1 é referência em cooperativismo para Santa Catarina e para todo Sul do Brasil. Da mesma forma, o presidente da Federação das Cooperativas do Estado de SC (Fecoagro), Claudio Post, disse que a Cooper A1 é um exemplo em estabilidade e longevidade.

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul