Notícias

Semeadura do milho no Estado chega aos 50% da área prevista

Postado dia 15/10/2018

Semeadura do milho no Estado chega aos 50% da área prevista

Ou seja, 5,53% acima da safra passada, que foi de 699.385 hectares

As lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento e a germinação das sementes está acelerada, beneficiada pela manutenção das temperaturas mais elevadas. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, as chuvas fortes e a ocorrência de granizo no início de outubro não provocaram danos significativos para a cultura. Comparada com a média dos últimos anos, a implantação das lavouras de milho está atrasada em algumas áreas específicas e localizadas e se aproxima dos 50% previstos para esta safra, que é de 738.074 hectares, 5,53% acima da safra passada, que foi de 699.385 hectares.
No arroz, os produtores seguem a drenagem das lavouras, reconstrução de canais, nivelamento de áreas, aplicação de produtos para dessecação da vegetação de inverno, entre outros serviços necessários à implantação da nova safra. Muitas áreas já estão preparadas para a semeadura, aguardando os melhores momentos de umidade e temperatura do solo. Segundo números analisados através do sistema de acompanhamento das lavouras (Ipan-quinzenal), o RS já tem 54 mil hectares semeados, cerca de 5% do total previsto para este ano, que é de um milhão de hectares. Ano passado, o percentual atingia 9% nesta mesma época. A grande maioria dessas áreas já semeadas se localiza nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha (42 mil hectares). 
As lavouras de trigo começam a entrar de forma acelerada na fase de maturação, sendo que 1% da área cultivada nesta safra já foi colhida, em especial nas regiões de Santa Rosa e Frederico Westphalen, com produtividades que variam entre 2,8 mil a 3 mil quilos por hectare, com boa qualidade.

 

Com informações de Emater/RS

 

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul