Notícias

Ametista do Sul realiza campanha de recebimento de resíduo eletrônico

Postado dia 25/09/2018

Ametista do Sul realiza campanha de recebimento de resíduo eletrônico

Acontecerá nos dias 08 e 09 de outubro

O Departamento Ambiental, Secretaria Municipal de Agricultura, Administração Municipal, em parceria com a Emater/Ascar-RS, estão preparando uma campanha de recebimento de Resíduo eletroeletrônico. 

A ação acontecerá nos dias 08 e 09 de outubro, quando será instalado um ponto de entrega voluntária dos resíduos eletroeletrônicos na Secretaria Municipal de Obras, sendo que para o dia 09 somente até as 13h.
Além do ponto de entrega voluntária, haverá um roteiro que passará por 17 comunidades no interior do Município para fazer o recolhimento dos materiais. Depois do recolhimento o resíduo eletroeletrônico será destinado a uma empresa ambiental, que é especializada na reciclagem dos mesmos, em que fará o desmonte, a classificação, o reaproveitamento e o descarte adequado das peças, sem ônus para a Prefeitura.

A campanha de recebimento de resíduo eletrônico é fundamental para a destinação correta dos resíduos, pois a sucata eletrônica possui mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais a saúde e ao meio ambiente. A responsabilidade pela destinação adequada é dos fabricantes, comerciantes, importadores e consumidores. O consumidor devolve ao comércio, que deve providenciar a devolução ao fabricante para o envio á reciclagem ou aterro industrial.

Poderão ser entregues durante a campanha, notebooks, monitores, TV’s LCD e LED, roteadores, tablets, netbooks, DVD, nobreak, baterias de nobreak, estabilizadores, fios e cabos, CPU’s, celulares, todas as placas de circuito impresso, modens, teclados, mouses, servidores, centrais telefônicas, rádio comunicadores, aparelhos de ar condicionados, máquinas de lavar, coock tops, geladeiras, fogões, micro-ondas, forno elétrico e ferro de passar roupa, batedeira, liquidificador, espremedor de suco, panela elétrica, mixer, torradeira, multiprocessador, secador de cabelo, chapinha, entre outros.

Já as lâmpadas serão recebidas, porém, terão um custo de R$ 1,00 por lâmpada para descarte. O restante dos materiais listados não tem custo.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul