Notícias

Plano de Ação de emergência é apresentado pela Usina Foz do Chapecó

Postado dia 25/01/2018

Plano de Ação de emergência é apresentado pela Usina Foz do Chapecó

Encontro reuniu autoridades municipais e representantes da defesa civil

Representantes de Defesas Civis e Prefeituras de municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além da Defesa Civil Estadual catarinense, participaram de um encontro na Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, quando foi apresentado o Plano de Ação de Emergência da Usina. O documento atende à Lei 12.334/2010, que institui a Política Nacional de Segurança de Barragens. Referida lei tem como foco a prevenção e classifica as usinas em grupos, de acordo com suas características e categorias de risco, estabelecendo uma normatização específica para cada tipo de empreendimento.

O Plano de Ação de Emergência busca prever e analisar riscos, identificando possíveis situações de emergência e as condutas a serem adotadas em cada caso. A entrega do documento para os municípios envolvidos torna as administrações municipais e as defesas civis cientes dos procedimentos recomendados em situações de risco e quais seriam as responsabilidades de cada instituição para minimizar os danos atrelados. O Plano de Ação de Emergência integra o Plano de Segurança da Barragem, que inclui outras determinações a serem cumpridas pelos empreendimentos, como inspeções regulares e revisões periódicas de segurança.

O diretor da Foz do Chapecó Energia Otávio Grilo ressalta que o encontro, além de permitir a divulgação de informações relevantes para o enfrentamento de situações de risco, fortaleceu o relacionamento da empresa com as defesas civis e prefeituras. “Esta integração é muito importante, pois favorece o trabalho de prevenção e esclarecimento, o que beneficia diretamente a comunidade do entorno da Usina”, destaca.

Os municípios abrangidos pelo Plano de Ação de Emergência da Usina Foz do Chapecó são, no Rio Grande do Sul, Alpestre, Iraí, Pinheirinho do Vale, Vicente Dutra, Caiçara e Barra do Guarita, e em Santa Catarina Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, Caibi, Mondaí e Itapiranga. Instalada no Rio Uruguai, a Usina tem uma potência instalada de 855 megawatts.

 

 

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul