Notícias

Coleta seletiva é realizada no município de Iraí

Postado dia 19/01/2018

Coleta seletiva é realizada no município de Iraí

O principal objetivo é desenvolver práticas cotidianas de separação do lixo doméstico

A administração municipal em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CIGRES) está desenvolvendo a campanha “Faça a sua parte, separe o lixo em casa!”. O principal objetivo é desenvolver práticas cotidianas de separação do lixo doméstico, sendo fundamental para a destinação correta destes resíduos, promovendo o crescimento da consciência ambiental dos munícipes, além da criação de novos produtos através da reciclagem.

De acordo com a Administração Municipal para que a separação do lixo doméstico seja realmente eficaz é importante que a população utilize três lixeiras nas residências, uma para o lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, erva-mate, café e cinzas), outra para o lixo seco (plásticos, papéis, metais, vidros, borrachas, isopor, tecidos e couro) e outra para os rejeitos - tradicional lixeira que possuímos no banheiro - (papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, papel engraxado, tocos de cigarros e escovas de aço).

Para os resíduos como pilhas, lâmpadas, baterias e eletroeletrônicos é importante que os mesmos sejam devidamente descartados. Nesse caso sugere-se o descarte em litro pet ou em embalagem identificada, evitando assim acidentes de manuseio e a contaminação por produtos tóxicos. Já o óleo de cozinha deve ser colocado em uma garrafa pet e descartado junto com o lixo orgânico.

O roteiro da coleta do lixo continuará o mesmo, sendo que para o centro da cidade, onde a coleta é diária, ficam determinados os seguintes dias:

➡Segunda-feira: lixo orgânico

➡Terça-feira: lixo seco

➡Quarta-feira: lixo orgânico

➡Quinta-feira: lixo seco

➡Sexta-feira: lixo orgânico

➡Sábado: lixo seco

Ressalta-se que inicialmente o roteiro diferenciado se dará no centro. Para os demais locais, onde o roteiro de coleta não é diário, ainda não haverá cronograma de coleta seletiva; porém é necessário que a população faça a separação do lixo em sua casa, embora descarte na lixeira em um único dia.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone3745-1500, das 7h às 13h.

 

 

Fonte – Prefeitura de Iraí

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul