Notícias

Agricultores de Alpestre recebem ajuda para amenizar o prejuízo causado pelo temporal

Postado dia 03/11/2017

Agricultores de Alpestre recebem ajuda para amenizar o prejuízo causado pelo temporal

Adubos e sementes serão disponibilizados

Na tarde de quarta-feira, 01, os agricultores do município de Alpestre que residem nas localidades de Gabriuva, São Roque, Vila Alegre, Sertãozinho e Pinheirinho, que tiveram suas plantações destruídas pelo temporal que aconteceu no dia 19 de outubro, estiveram reunidos no Centro de Cultura do município juntamente com lideranças locais para uma conversa onde foram explanados os recursos que o município juntamente com secretarias municipais poderia estar disponibilizando. Para o encontro os agricultores elegeram uma comissão composta por 5 agricultores  de cada comunidade atingida com o objetivo de representá-los.

Um levantamento de dados foi realizado nas comunidades atingidas em parceria com a secretaria da agricultura, Emater-Ascar/RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais no qual, no milho foram atingidas 155 propriedades, com prejuízo em 300 hectares plantados; no fumo aproximadamente 215 famílias foram afetadas (155 famílias de integrados e 60 famílias de não integrados), com prejuízo em 384 hectares plantados; no feijão cerca de 10 famílias tiveram prejuízos em 200 hectares plantados; no trigo foram atingidos em torno de 20 hectares; na videira foram danificados aproximadamente 80 hectares; no leite foram atingidas cerca de 30 propriedades, com danos em pastagens. Além disso, aproximadamente 40 famílias tiveram galpões totalmente afetados necessitando de novo coberto e reparos, praticamente todas as famílias atingidas tiveram algumas culturas como mandioca, batata, feijão em menores proporções, hortas, entre outros, totalmente atingidas.

A Administração Municipal juntamente com algumas secretarias municipais, câmara de vereadores conseguiram juntar o valor de R$ 350.000,00 para auxiliar os agricultores atingidos. Salientando que esse valor não será repassado em dinheiro para a comissão e sim, como sementes e adubos.

Nesta tarde de sexta-feira, 03, a partir das 13 horas uma reunião está marcada para acontecer na comunidade de Sertãozinho juntamente com a comissão que representa os agricultores atingidos e demais lideranças para decidir e organizar a forma de como será feita a ajuda nas propriedades. Sendo que algumas foram atingidas 100% e outras menos. De acordo com o Secretário da Agricultura, Valmor Greseli, mais de 230 famílias das 5 comunidades tiveram suas plantações danificadas.

 

Fotos: Rádio Ponto Norte FM

Martinho
Francisco

Saiba mais sobre o apresentador

Ir para o site

Programa Eu Sou do Sul